11 de maio de 2021
O Maio Amarelo é uma importante campanha para chamarmos a atenção para o valor da prevenção de acidentes no trânsito. Infelizmente, o Brasil ainda registra um alto índice de mortos e feridos em nossas estradas, e todos nós podemos contribuir para mudar esse cenário. Afinal, um trânsito melhor e mais seguro é feito em conjunto.
Para isso, colocamos a segurança em pauta e vamos compartilhar as principais informações para você conhecer mais sobre o movimento do Maio Amarelo e o seu propósito. Trafegue nas vias com responsabilidade e boa leitura!
A ideia central do Maio Amarelo é formar um movimento global de conscientização com o propósito de reduzir os acidentes de trânsito. O conceito principal, então, é ter atenção pela vida – uma vez que o tráfego deve ser seguro para todos (de pedestres e ciclistas a motoristas) em qualquer situação.
Além disso, um dos objetivos da iniciativa é estimular a participação em conjunto da população, de empresas e do governo em prol da segurança. Com informações e estatísticas, conseguimos visualizar o contexto e, assim, traçar estratégias para transformá-lo. Você sabia, por exemplo, que os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade?
O número também é expressivo em outras faixas etárias. Consequentemente, uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil torna-se necessária. Precisamos discutir o tema e ir mais longe: mudar hábitos prejudiciais, respeitar as leis e agir individualmente e coletivamente.
Foi em maio de 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) elaborou um documento com base em um estudo de casos e decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito – o período definido foi de 2011 a 2021. Como resultado, o mês virou a referência mundial para a realização de atividades e incentivo à prevenção.
A cor, por sua vez, foi escolhida por simbolizar a atenção e ser usada no trânsito exatamente como sinal de advertência. Por fim, é importante reforçar que não é só em maio que precisamos estar ligados aos cuidados nas vias. No seu dia a dia, pratique a empatia e cumpra as normas. No trânsito e na vida, o respeito e a responsabilidade são essenciais.