01 de outubro de 2020
O Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 1990, tem como principal objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. O nome da campanha remete à cor do laço, símbolo usado internacionalmente por diversas organizações e empresas, incluindo o Grupo CSC, que contribuem na luta contra a doença.
Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, ele também acomete homens, representando menos de 1% do total de casos da doença. São vários os tipos de câncer de mama, e alguns podem evoluir de forma mais rápida, entretanto a maioria dos casos tem bom prognóstico.
Apesar de não ter uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
Quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, as chances de tratamento e de cura aumentam em grande parte dos casos. Por isso, é importante que as mulheres realizem o autoexame – exame de toque das mamas – sempre que se sentirem confortáveis e fiquem atentas a qualquer alteração suspeita. Isso significa se conhecer, se amar e se cuidar!
A detecção precoce da doença também pode ser feita pela mamografia de rastreamento, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença. Existe também a mamografia diagnóstica, que investiga lesões suspeitas da mama e pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico.
Continue acompanhando a Ansal nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas iniciativas.
Ansal, movida por vocês!