(32) 3691-3142 ouvidoria@ansal.com.br

Ciclo de palestras nas empresas aborda direitos e deveres no transporte coletivo

27 de agosto de 2015

Um novo ciclo de palestras nas empresas, realizado pela gerência de Recursos Humanos da Astransp, faz uma reciclagem das informações para os funcionários do sistema, focando em “Direitos e deveres no transporte”. Essa abordagem orienta e avalia tanto os direitos e deveres do usuário quanto os do funcionário.

A gerente, Cláudia Ferreira, está concluindo o referido ciclo na empresa Ansal, mas já realizou o treinamento nas demais empresas do Grupo, em diferentes horários, visando a atingir todos os turnos de cobradores e motoristas. A partir do mês de julho, o treinamento será mensal, para abranger todos os funcionários recém admitidos no sistema de transporte coletivo urbano, além dos funcionários em retorno de férias ou licenças.

As palestras abordam principalmente as condutas que motoristas e cobradores devem adotar no trato diário com os passageiros respeitando os direitos e deveres de cada um, e destes últimos no momento em que usam seus cartões eletrônicos e desfrutam de gratuidades. Isso visando a cumprir as normas que regulamentam esses diretos. A utilização correta da bilhetagem eletrônica, com suas peculiaridades, deve ser informada aos usuários, auxiliando aqueles que apresentarem dúvidas a reconhecer e interpretar corretamente as informações que aparecem nos validadores.

O conteúdo das palestras também aborda as penalidades a que funcionários e usuários estão sujeitos em caso de mau uso dos cartões e nivela as informações sobre desembarque pela porta dianteira, no caso de algumas gratuidades, visando a evitar distorções e abusos.

Outro foco importante do ciclo de palestras reitera as prerrogativas da Lei 12.004, de 2010, que tem conteúdo programático voltado ao caráter humano das relações entre usuários e funcionários do transporte. Nesta reciclagem é valorizada a importância do tratamento gentil e correto dispensado ao usuário de forma geral, mas em especial aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Compartilhar